professores da
Ain Soph Aur - Academia de Artes Orientais
- Currículos -
Em cumprimento do Decreto-lei nº248-A/2008 de 31 de Dezembro, os professores da Academia frequentaram Formações Complementares para Treinador de Qigong e para Treinador de Taiji, na Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas onde foram credenciados e obtiveram as respectivas Cédulas de Treinador emitidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
A seguir pode consultar o currículo de cada professor
Luís Virgílio Cunha
Em 1962, aos 13 anos, iniciou a prática do Judo (no Judo Clube de Portugal , na Rua Coelho da Rocha em Campo de Ourique) e aos 17 começou a praticar karaté Shotokan na Academia de Budo (rua Visconde de Seabra - Lisboa).
Em 1971 foi graduado 1º dan do estilo Sotokan pelo mestre Miyazaki.
Em 1977, com 28 anos, o mestre K. Enoeda graduou-o 3º dan de karaté Shotokan, na altura foi a graduação mais alta deste estilo em Portugal.
Nesse ano, em Milão, foi nomeado pelo mestre Taji Kase Árbitro Internacional da classe B da International Amateur Karaté Federation (IAKF) .
De 1970 a 1978 participou nos campeonatos europeus nas classes de kumite individuais, Kumite equipas e kata individuais.
São de destacar a participação:
- Na primeira grande demonstração pública de karaté em Portugal (Lisboa -1970) com a presença de vários mestres japoneses de renome de que se destaca Hironori Otsuka, fundador do estilo Wado Ryu de Karatedo;
- No primeiro campeonato europeu de karaté Wado Ryu, Londres - 1970;
- No primeiro campeonato europeu da IAKF, Bruxelas - 1970;
- No campeonato europeu de 1976 organizado pela IAKF em Milão onde alcançou o 8º lugar em kata Individual;
- No 2º campeonato mundial da World Union Karate Organization realizado em Paris em Abril de 1972.
- Em todos os campeonatos nacionais de karatédo organizados até 1978 onde
alcançou os primeiros lugares em kumite e em kata.
É sócio fundador:
- da Associação Desportiva Centro Português de Karaté da qual foi presidente
do Conselho Técnico até 1978, quando se desligou daquela associação.
- da Escola Tradicional de Karatedo da qual foi presidente do Conselho Técnico até à sua extinção em 2010.
Iniciou a sua actividade como professor de Artes Marciais em 1968 na Academia de Budo, da União Portuguesa de Budo. Ao longo dos anos leccionou no Centro Português de karaté, no Ginásio Clube Português, onde foi professor de 1971 a 2001, e em outras instituições de que se destacam o Secretariado Nacional para a Juventude, o Clube Naval Setubalense, a Casa do Pessoal da Sacor, a Academia Militar, a Polícia Judiciária e o Lisboa Ginásio Clube.
Em 1983 foi oficialmente nomeado membro do Conselho Técnico da CDAM (Comissão Directiva de Artes Marciais).
Em Outubro de 1984 foi director do 2º Curso de Treinadores do 3º grau para Agentes de Ensino de Artes Marciais - Formação Geral, realizado pela Direcção Geral dos Desportos, Instituto Nacional dos Desportos.
Em 1993 foi agraciado pelo Ginásio Clube Português com a distinção de Professor do Ano.
Colocou sempre como principal motivação e objectivo para a prática e ensino das artes marciais as suas vertentes ética e pedagógica.
Em 1978 deixou de participar em competições desportivas. Continuou a praticar Karaté Shotokan, e, paralelamente, em 1987 iniciou a prática do Chi Kung (Qi Gong) e Tai Chi Chuan (Taiji) com a professora Elisabete Pacheco aluna do Mestre Liu Pai Lin do Instituto Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental do Brasil.
Em 1989, o mestre Kenji Tokitsu dirigiu o seu primeiro estágio em Portugal, a convite da Escola Tradicional de Karatedo. Foi então que teve a confirmação prática clara da limitação técnica do estilo Shotokan, que praticou intensamente durante mais de 20 anos.
Entre 1989 e 2008 seguiu a orientação do mestre Kenji Tokitsu. Durante estes anos foi o seu aluno português mais graduado e, simultaneamente, responsável técnico do Jiseibudo em Portugal.
Sob a orientação deste mestre praticou Qigong, várias formas de Taiji do estilo Chen, uma forma longa (108 movimentos) de Taiji de Síntese da escola de Nanquim, dos anos 30 do século passado, (divulgada no Ocidente pelos mestres Wang Chu Chin e seu discipulo Wang Fu Lai).
Praticou também Yi Chuan, Da Chen Chuan e sabre japonês (Iaijutsu e kenjutsu) da escola Komagawa Kaishin Ryu sob a orientação do mestre Tetsuzan Koroda.
Em 1995 o Mestre kenji Tokitsu atribuíu-lhe a graduação de 5º Dan.
Em 1998 participou numa acção de formação de Qi Gong que o Dr. Toshihiko Yayama dirigiu em Paris e até 2007 seguiu a escola de Qigong deste mestre Japonês tendo participado em todos os seminários que dirigiu na Europa até 2007
Foi o responsável pela revisão da tradução para português da sua obra " A cura pelo Ki" editada em 2007 por Publicações Maitreya.
Em 2007 foi o responsável pela organização do seminário internacional que o Dr. Yayama dirigiu em Fátima e em que participaram mais de 140 praticantes de vários países da Europa. Nesse seminário recebeu deste mestre a graduação de 1º Dan de Qigong, num exame a que assistiram todos os participantes do seminário.
Em Agosto de 1999 iniciou as aulas gratuitas de Qigong e Taiji junto à Torre de Belém, aos domingos de manhã. Deste então, sob a sua orientação técnica, a equipe de professores de Taiji e Qigong da Ain Soph Aur - Academia de Artes Orientais, tem assegurado ao longo dos anos o funcionamento ininterrupto destas aulas (excepto quando chove).
Em 2000 fundou a Ain Soph Aur – Academia de Artes Orientais de que é o responsável técnico. Esta Academia dedica-se à prática e divulgação de disciplinas de origem oriental como meios, técnicos e culturais, para aprofundar o auto conhecimento e, assim, contribuir para o desenvolvimento global do ser humano.
Em 2003 conheceu o Mestre Li Naiguang, discípulo do Mestre Wai Ya Fu, aluno de Yang Sang Fu, neto de Yang Lu Chan fundador do estilo Yang de Taijii. Inicia-se como seu aluno em Qi Gong e Taiji, tendo verificado que a orientação que o Mestre Li Naiguang imprime ao seu ensino é veículo de um elevado conhecimento técnico, ético, humano e espiritual, que corresponde às suas mais elevadas expectativas.
Desde 2003 tem realizado formação contínua com o Mestre Li Naiguang, nas suas aulas às 3ªs e 5ªs feiras em Santarém, nos seus treinos mensais nas instalações da Ain Soph Aur e nos retiros de fim de semana e de uma semana que a Ain Soph Aur organiza todos os anos.
Na sua prática diária de Qi Gong e Taiji, segue unicamente a orientação do Mestre Li Naiguang.
O contacto regular e próximo com o Mestre Li Naiguang tem dado uma nova dimensão à sua experiência anterior e desvendado métodos para abarcar horizontes que lhe eram inacessíveis.
É o responsável técnico e pedagógico e um dos professores dos cursos de Qigong e de Taiji que, desde 2007 decorrem anualmente na Ain Soph Aur - Academia de Artes Orientais.
A partir de 2014/2015, estes cursos são promovidos pela Associação de Taiji e Qigong de Lisboa - ATQL e receberam a credenciação por parte do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. , do Ministério da Educação e Cultura.
Ao longo dos anos organizou, dirigiu, participou em múltiplos workshops, seminários, estágios e demonstrações, escreveu artigos e proferiu palestras e conferências sobre Artes Marciais, nomeadamente em estabelecimentos de ensino oficial,visando, fundamentalmente a importância do papel formativo que a prática do Qigong e do Taiji podem desempenhar na sociedade actual, enquanto disciplinas que disponibilizam métodos pedagógicos práticos muito relevantes para o desenvolvimento humano global equilibrado.
Em Março de 2009 iniciou-se na arte marcial russa «Systema» tendo organizado e participado nos primeiros sete seminários desta artes que se realizaram em Portugal.
É licenciado em arquitectura, especializado em arquitectura ambiental e gestão de energia em edifícios.
Sendo aposentado do Ministério da Educação toda a sua actividade actual é absorvida pelo estudo e aprofundamento da prática e do ensino do Qi Gong e do Taiji na sua vertente terapêutica, pedagógica e de desenvolvimento Humano.
O seu envolvimento, prático e teórico (ao longo de 55 anos), nas Artes Orientais, permite-lhe traduzir em termos facilmente compreensíveis alguns dos segredos de base escondidos nas Artes Orientais, no desconhecimento dos quais não é possível manter o desenvolvimento, evoluir realmente, ao longo de toda a vida, em especial em idades mais avançadas.
Existem chaves, geralmente desconhecidas e que são essenciais para que as práticas orientais desempenhem, na plenitude, a sua acção transformadora (educativa) do ser humano, começando pela transmutação do corpo físico na perspectiva do alargamento e da expansão da consciência.
Julho de 2017
Contactos: Telemóvel: 933 237 087 Telefone: 218 132 181
E-mail: [email protected]
curriculo europeu Luis Virgílio Cunha - Junho 2015.pdf | |
File Size: | 115 kb |
File Type: |
Maria Amélia Bulhão Pato
3.º Dan
1 - Actividade pedagógica
· É membro do Conselho Técnico da Escola Tradicional de Karatedo – E.T.K. (fundada em 1985).
· Pertence ao corpo técnico da A.S.A. – Academia de Artes Orientais, desde a sua fundação, em 2000, como Professora de Jisei Budô, Chi Kung, Tai Chi Chuan e Dança da Energia sendo seu responsável técnico o Arqt.º Luís Virgílio Cunha (5º Dan).
· Actividade como professora de crianças: em 1988, no Ginásio Clube Português (G.C.P.), assumiu a responsabilidade do ensino de Artes Marciais (Karaté-dô e Jisei Budô) a crianças dos 5 aos 8 anos e dos 9 aos 14 anos. Até 2003, foi a responsável pelas exibições anuais dos seus alunos nos Saraus de Gala do G.C.P. onde demonstraram com êxito aquelas Artes Marciais.
· Actividade como professora de adultos: em 1992 iniciou as funções de Professora de Chi Kung, Tai Chi Chuan, Jisei Budô e Dança da Energia no Ginásio Clube Português. De 1992 a 2005 realizou, todos os anos, demonstrações nos Saraus de Gala do G.C.P. com estes alunos.
· Locais onde lecciona: A.S.A. – Academia de Artes Orientais e Clube Arte & Sport.
· Locais onde leccionou: Ginásio Clube Português (em 2005 saiu do Ginásio Clube Português, por opção própria); Cidade Universitária (Lisboa); Inatel – Piscinas/Estádio 1º de Maio (Lisboa); Dojo Mestre George Stobbaerts (Picoas); Nautilus Health Club (Restelo); Colégio Paula Frassinetti (Lisboa); Centro Kyron – Flávia Monsaraz (Lisboa); Escola Básica I (Benfica); Clube VII/Parque Eduardo VII (Lisboa); H2O Terapia (Algés).
Participa, desde 1999, no grupo de professores que lecciona gratuitamente Chi Kung e Tai Chi Chuan no relvado junto à Torre de Belém todos os Domingos das 10h às 12h.
2 - Formação Técnica de Base
Em 1983 iniciou, no Ginásio Clube Português (G.C.P.), a prática de Karaté-Dô, estilo Shotokan, sob a orientação dos professores Carlos Ribeiro, José Luís Martinho, Luís Silva Carvalho, José Manuel Martins e Luís Virgílio Cunha. Até à presente data tem mantido com contínuidade a sua prática com diversos mestres.
· Prática com o mestre Kenji Tokitsu: de 1989 a 2009, praticou todas as disciplinas da Escola Tokitsu-Ryu:- Chi Kung, Tai Chi Chuan dos estilos Chen e de Síntese da Escola de Nankin, Kenjutsu (arte do sabre Japonês da Escola Komagawa-Kaishin-Ryu), boxe chinês Da Cheng Chuan e Yi Chuan e Dança da Energia.
Até finais de 2008 participou em todos os estágios de formação que este Mestre veio dirigir a Portugal, dois por ano. Em 2008 desligou-se da Academia Internacional Tokitsu Ryu.
O mestre Kenji Tokitsu tem a graduação de 9º Dan da Federação Francesa de Karaté. É um praticante e investigador de renome mundial em artes marciais e cultura oriental. Foi o fundador da Escola Shaolin-Môn, que depois de anos de prática e investigação evoluiu para Jisei Budô (literalmente auto-aperfeiçoamento pela prática do Budo). Actualmente a prática e o ensino deste mestre são desenvolvidos no âmbito da Escola Internacional Tokitsu-Ryu.
· Graduações de cinto negro:
1.º Dan - Em 1991, graduação atribuída pelo mestre Kenji Tokitsu.
2.º Dan - Em 1993, graduação atribuída pelo mestre Kenji Tokitsu.
3.º Dan - Em 1995, graduação atribuída pelo mestre Kenji Tokitsu.
Em 2007, foi-lhe atribuída pelo Dr. Toshihiko Yayama, médico cancerólogo japonês e mestre de Chi Kung, o 1.º Dan de Chi Kung.
· Prática com o Mestre Li Naiguang: em 2003 iniciou-se como aluna do Mestre Li Naiguang continuando a receber a sua orientação técnica contínua em Chi Kung e Tai Chi Chuan do estilo Yang e de Síntese moderno (forma Olímpica) em aulas semanais, cursos mensais, seminários e retiros.
O mestre Li Naiguang é discípulo da 5ª geração em linha directa de Yang Lu Chan, fundador do estilo Yang de Tai Chi Chuan. Foi discípulo de Wai Ya Fu, aluno directo de Yang Sang Fu, neto de Yang Lu Chan. Yang Sang Fu foi o primeiro a divulgar o Tai Chi Chuan fora da tradicional prática reservada apenas a membros da mesma família.
O mestre Li Naiguang é praticante de artes marciais desde a mais tenra idade. É perito em artes externas como o Kung Fu de Shaolin e artes internas como o Da Chen Chuan, o Yi Chuan, o Sing Yi Chuan, o Pa Kua San para além de Tai Chi Chuan.
Além de mestre de Chi Kung e de Tai Chi Chuan, Li Naiguang é, também, mestre de caligrafia e pintura, mestre da Cerimónia do Chá, músico e médico de medicina tradicional chinesa.
O mestre Li Naiguang reside em Portugal há mais de 30 anos mas apenas há oito anos decidiu dar aulas de Chi Kung e de Tai Chi Chuan.
· Prática do “Systema”: Iniciou a prática desta Arte Marcial Russa em Março de 2009 participando nos Seminários de Lisboa com o Instrutor António Lampreia, residente no Canadá. Participou num Seminário Internacional em Berna, Suíça, dirigido por Vladimir Vasiliev, veterano especialista da Unidade de Elite das Operações Especiais (Spetnaz) na Rússia, Director e Chefe Instrutor do “Systema”.
3 - Formação técnica complementar
· Dois anos de aulas regulares no G.C.P. em Lisboa orientadas por:
Elisabeth Pacheco do Instituto Internacional Pai Lin de Cultura e Ciência Oriental.
· Seminários de Chi Kung e Tai chi Chuan em Lisboa dirigidos por:
Dr. Yang Jing Ming, Andy Henry, Dr. Pwan Liang, Dr. Marco Villagra, Fernando Macias, Prof. Juan Carlos Boly e Prof. Fernando Chedel da Escola Internacional Ma Tsu Kuen.
· 1996, Curso de Formação Avançado e Terapêutico de Shiatsu-Do - Sistema de cura pelo método científico médico do Prof. Toru Namikoshi e do Japan Shiatsu College oficial no Japão, obtendo os diplomas pela AIS - Associação Internacional de Shiatsu-Do em Portugal atribuídos pelo Mestre Toshio Funada e Dr. Armando Dominguez. Exerceu prática profissional como Terapeuta durante onze anos em Clínicas de Lisboa. Mantém esta prática até ao presente.
· 1999, 3º Curso de Formação de Treinador Monitor de Karaté da Federação Nacional de Karaté - Portugal, com a classificação de 18 valores.
· Para além do Chi Kung e Tai Chi Chuan possui formação resultante da sua prática de Yoga:
® Em 1978 iniciou esta prática no Centro de Estudos de Yoga Tradicional Tibetano Nyingma Pa-Ogyen Kunzang Choling, em Lisboa.
® Frequentou, no Ginásio Clube Português, enquanto foi professora de Artes orientais naquele estabelecimento, aulas de Yoga com as Prof.ª Clotilde Ferreira e Prof.ª Júlia.
® Participou num Seminário de Yoga Integral com o Mestre Jo Bianchi em Caminha – Portugal.
® Recebeu aulas particulares do Mestre Alexandre de Sousa e frequentou aulas práticas da Profª. Inês Manso, sua assistente, no Clube Arte e Sport em Lisboa.
® Continua até ao presente a dedicar-se diariamente ao estudo das ciências da Yoga e Meditação, nomeadamente ao Kriya Yoga sob a orientação da Self-Realization Fellowship, fundada pelo Swami Paramahansa Yogananda.
· 2006, diploma de Formador nível 5 da EU pela NHK - Formação e Novas Tecnologias Unipessoal, Lda., certificado de aptidão profissional pelo SNCP - Sistema Nacional de Certificação Profissional e pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional.
4 - Formação Técnica Internacional
A par da formação técnica contínua tem participado em cursos e seminários internacionais de entre os quais são de destacar:
Mestre Kenji Tokitsu - Seminários em Paris e Toulouse.
Dr. Toshihiko Yayama - Seminários de Chi Kung médico em Paris, Bilbau e Fátima.
Vladimir Vasiliev – Seminários do “Systema”, Berna, Suíça.
Dr. Pwan Liang - Seminários de Tai Chi Chuan e Chi Kung do estilo Chen em Madrid.
Alain Beaudet - Seminários de Tai Chi Chuan de Síntese e Chi Kung em Madrid.
5 - Formação Académica
Em 1973 completou o Curso Comercial e de Secretariado Internacional pelo “Pitman Examinations Institute of London” na Rodésia. Iniciou a actividade profissional em 1974 como Secretária de Direcção e Tradutora Técnica (Inglês e Francês) de ensaios clínicos diversificados para Médicos e Farmacêuticos e manuais de treino de produtos farmacêuticos em Firmas Farmacêuticas Americanas até 1996.
Contactos: Telemóvel 933 403 817 E-mail - [email protected]
João Manuel P. S.
Faustino
Pratica Chi Kung e Tai Chi Chuan desde 2000 e Aikido desde 1975.
Aluno da ASA, Academia de Artes Orientais, segue o ensino regular do Professor Luís Cunha e aulas e retiros do Mestre Li Naiguang.
Em 2007 obteve a aprovação no exame de Chi Kung (1º grau) pelo método do Dr. T. Yayama.
Integra o grupo de professores que asseguram as aulas das manhãs de domingo, de Chi Kung e Tai Chi Chuan, no jardim junto à Torre de Belém.
É desde 2006 instrutor de Chi Kung e Tai Chi Chuan no Campus do Lumiar (INETI)
É aluno do Professor Jean-Marc Duclos e cinto negro da Aikido Schools of Ueshiba (ASU, USA). É agente de ensino da APADA (Associação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas), monitor homologado da Federação Portuguesa de Aikido (nível I). Actualmente dá aulas de Aikido apenas ocasionalmente.
Foi aluno do Mestre G. Stobbaerts e possui graduação de 2º DAN, homologada pela Comissão Directiva das Artes Marciais em 1986.
Possui o certificado de aptidão pedagógica de formador desde 1998 e é licenciado em Eng. Química.