O que é o Taiji (Tai Chi)
É a arte marcial da saúde. A sua prática está direccionada para promover o trabalho construtivo e curativo da energia vital no organismo.
O Taiji é uma forma de ampliar os efeitos do Qigong (Chi Kung) na saúde e, por isso, é um excelente método terapêutico preventivo e no combate a determinadas doenças, nomeadamente doenças crónicas.
A sua prática consiste em sequências de movimentos contínuos, suaves, fluidos e estéticos que, em conjunto, constituem uma coreografia.
A técnica do Taiji expressa-se numa gestualidade tridimensional construída sobre referências cerebrais mais amplas que as que guiam os movimentos vulgares do corpo. Introduz posturas firmes, equilibradas e isentas de tensões, que ajudam a ultrapassar os automatismos e as rotinas. Desenvolve uma vivência física nova, expansiva, muito agradável.
É uma meditação em movimento, uma forma de fundir as vivências internas e as externas, de viver a imobilidade na mobilidade e de ampliar a consciência do momento presente.
Desenvolve uma sensação cinestésica que abre a experiência a uma dimensão espaço-temporal plástica.
Desencadeia percepções e sensações internas que permitem ao praticante experimentar, no estado de vigília, a relatividade das suas vivências objectivas de espaço e de tempo.
A serenidade da sua prática cria uma atenção profunda, concentrada mas descontraída, que permite a observação dos mais pequenos movimentos do corpo, dos pensamentos e das emoções.
A prática do Taiji desenvolve a vontade e adapta-se às condições físicas e psicológicas de todas as pessoas e ao seu nível etário.
A sua aprendizagem é lenta e necessita de prática regular. Por isso, a inscrição na Ain Soph Aur - Academia de Artes Orientais permite a frequência de todas as aulas para se poder praticar sem condicionamento de horários rígidos.