O que é o Qigong (Chi Kung)
O Qi Gong é uma disciplina, oriunda da China com mais de 5000 anos de existência. É uma arte de desenvolvimento pessoal que resistiu e venceu o teste do tempo.
A experiência milenar com os efeitos da sua prática foi sendo acumulada ao longo das sucessivas gerações. Por isso, o Qigong é uma disciplina composta por um conjunto completo de exercícios físicos, respiratórios, mentais e espirituais devidamente depurados de quaisquer elementos adversos e com objectivos claros e resultados bem definidos.
O Qigong é utilizado na Medicina Tradicional Chinesa como método preventivo e terapêutico. O seu exercício regular melhora a saúde e a vitalidade, harmoniza os sistemas energéticos, aumenta o fluxo e a qualidade da energia vital (Chi, Ki ou Prana) para os órgãos internos e auxilia a expansão da consciência.
No Qigong os exercícios são suaves e o prazer e o bem-estar são referências que nos permitem aferir a qualidade da prática.
O Qigong é uma forma de meditação que permite consciencializar, com clareza, as vivências internas, físicas e psíquicas, e reviver experiências passadas plenas de saúde, alegria e felicidade.
Relembrar conscientemente este tipo de experiências reactiva as memórias inconscientes de vitalidade e de saúde que estão arquivadas nas células do corpo físico e que vão enriquecer e vivificar a prática dos exercícios de forma a que os seus efeitos preventivos e curativos são ampliados.
Este é o cenário mental de base para a prática doQigong. As experiências interiores conscientemente desencadeadas pelos exercícios sobre este cenário, aumentam a energia vital em todo o organismo. É com esta vitalidade acrescida que se constroem os alicerces sobre os quais é possível edificar uma verdadeira força de vontade dinâmica e uma real imaginação construtiva e criativa.
São estas duas qualidades que permitem direccionar a transformação dinâmica, contínua, do corpo físico no sentido de um futuro cheio de saúde e de uma "Idade de Ouro" que é o direito, a herança e o estado natural do ser humano na sua idade avançada.
Pelas razões expressas, o Qigong é uma disciplina com efeitos que se repercutem, de forma muito positiva, no aumento da vitalidade de todo o organismo, físico, emocional e psíquico, sendo por isso uma disciplina de base para todas as actividades humanas.
Todas as pessoas, independentemente da sua idade e condição física, podem praticar Qigong sem contra-indicações.
Luis Virgílio Cunha
Benefícios do Qigong
J Melhora a postura.
J Aumenta a capacidade torácica.
J Disciplina a respiração tornando-a suave e profunda.
J Purifica e vitaliza o sangue.
J Fortalece a coluna vertebral e aumenta asua flexibilidade e mobilidade.
J Fortalece o sistema muscular a partir do interior do corpo.
J Torna os músculos elásticos e flexíveis em especial os músculos de sustentação do corpo.
J Torna os tendões resistentes.
J Aumenta a densidade dos ossos.
J Tonifica os tecidos conjuntivos.
J Rejuvenesce a medula óssea.
J Massaja os órgãos internos e harmoniza o seu trabalho conjunto.
J Equilibra o funcionamento das glândulas internas.
J Cultiva e desenvolve o sistema nervoso.
J Aumenta a sensibilidade dos órgãos dos sentidos.
J Equilibra o funcionamento dos hemisférios cerebrais.
J Repõe as reservas de energia do organismo preenchendo com Chi os oito reservatórios de energia vital do organismo.
J Activa a circulação da energia vital nos meridianos.
J Harmoniza os centros energéticos (chacras).
J Acalma, tranquiliza e aumenta a resistência ao stress.
J Estimula e desenvolve a concentração mental e a clareza de espírito.
Luís Virgílio Cunha